domingo, 28 de março de 2010

Comunicado do Coordenador

Caros alunos e professores,

Primeiramente, desculpem a demora em dar algum retorno referente aoprocesso de seleção de monitores. Protelei ao máximo, esperando que houvesse candidatos para todas as disciplinas que solicitaram. Infelizmente, eles não surgiram. Alguns pré-requisitos e indisponibilidades de horário têm impedido que bons alunos, interessados, tornam-se monitores.

Até o momento, de acordo com as vagas disponibilizadas pelo edital (em anexo), o quadro é o seguinte:

1 - Análise experimental do Comportamento: nenhum inscrito para as duas vagas disponíveis. Os docentes da disciplina têm conversado com alguns alunos que mostraram algum interesse. Portanto, agruardamosdefinição.

2 - Psicologia e processos educativos I: nenhum inscrito para a vaga aberta. A docente tem conversado com possíveis interessados. Situação também em aberto.

3 - Psicologia Social I: três alunas inscritas para a vaga aberta: Emília Nuñez de Santana, Evanilda Bulcão Mota e Maria Aparecida Alves. O docente conversará com as pleiteantes para incluí-las nos trabalhosda disciplina.

4 - Psicologia Social II: nenhum aluno inscrito.

5 - Dois alunos inscritos e classificados: Maria Coni e Enéas. Elisa, pode combinar com eles. Bila e Enéas, podem procurar Elisa. As questões burocráticas eu resolvo na segunda-feira.

6 - Neurociências: nenhum inscrito. Aguardo possíveis interessados.

Quero destacar que empenhei-me pessoalmente para que houvesse monitores para todas as disciplinas. Tentei, inclusive, "distribuir"os candidatos que se apresentaram de maneira mais homogênea. Por exemplo, procurei de toda forma que pelo menos um entre os interessados na monitoria de Psicologia Social I fosse para PsicologiaSocial II. Não tive sucesso.
Enfim, peço novamente ajuda dos docentes para que as disciplinas sem candidatos a monitoria fiquem cobertas. Aos discentes, lembro a todos que para inscrição basta apresentar o histórico escolar.


Abraços a todos,
Samir Pérez Mortada

Seleção de monitores para a VIII Semana Acadêmica

(clique na imagem para ampliá-la)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Introdução à Terapia Analítico-Comportamental

Para aqueles que se interessam e gostariam de ter um maior contato com a Terapia Analítico-Comportamental segue uma sugestão de curso!
(clique na imagem para ampliá-la)

Campanha Salarial

Comunicado aos Psicólogos e Psicólogas no Estado da Bahia

Caras(os) colegas,

O Sindicato dos(as) Psicólogos(as) no Estado da Bahia – SinPsi-Ba, nos termos das disposições estatutárias vigentes, convoca , através do seu presidente, todos os membros desta categoria profissional, para a Assembléia Geral Extraordinária -inicio da Campanha Salarial- a ser realizada no dia 27/03/2010, na Rua Aristides Novis, 27 - Federação - Salvador/BA, (sede do CRP-03 na Estrada de São Lázaro) às 14h00, em primeira convocação, obedecido o quórum estatutário, na qual será discutido o seguinte:

ORDEM DO DIA:

1) leitura, discussão e deliberação sobre a pauta de reivindicações dos(as) trabalhadores(as) psicólogos(as) legalmente habilitados(as) no Estado da Bahia, cuja data-base é 1º Maio;

2) Autorização à diretoria para entabular as negociações com as empresas públicas e privadas representadas pelas suas entidades patronais e/ou seus prepostos, podendo convocar mediação perante a SRTE/BA ou MPT e ainda assinar convenção ou acordo coletivo e/ou ajuizar dissídio coletivo, se malogradas as negociações;

3) Fica estabelecido ainda, que não havendo quórum mínimo estatutário no horário acima designado esta AGE será realizada nesta mesma data, uma (1) hora após.

GEOVÁ MORAES - Presidente do Sindicato dos(as) Psicólogos(as) no Estado da Bahia.

INDICATIVOS IMPORTANTES PARA NOSSA DISCUSSÃO E APROVAÇÃO:



Reajuste salarial, jornada de trabalho, piso salarial regional, relações e condições de trabalho dos(as) psicólogos(as) nas áreas de saúde suplementar, do transito, do SUAS e SUS, da educação, entre outros pontos, que serão discutidos e aprovados em nossa pauta de reivindicações.

SUA PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS NESTA CAMINHADA.

Sindicato dos (as) Psicólogos (as) no Estado da Bahia - SINPSI-BA

Contato: contato@sinpsiba.org.br

sexta-feira, 12 de março de 2010

Comunicado do Coordenador

Caríssimos alunos e professores,
Como é de praxe, alguns desencontros têm acontecido nesse início desemestre. Vamos a eles.
1 - Um deles refere-se a algumas optativas. Mais especificamente:"Teoria e prática em atendimento à queixa escolar", "Práticasintegrais e multidisciplinares em educação e saúde" e "Psicologiajurídica". Nessas disciplinas, houve dificuldade em saber o número de alunos matriculados até o encerramento total das matrículas, no dia03/03. Estou aguardando definição sobre elas para esta semana, impreterivelmente. Há boas chances que as disciplinas aconteçam. Então, aguardem que em breve teremos uma resposta definitiva.
2 - Alguns alunos, especialmente aqueles dessemestralizados, tem tido problemas com conflito de horários entre disciplinas que envolvem estágios e outras disciplinas (História da Psicologia, Pesquisa emPsicologia etc.). Houve uma confusão, um desencontro entre aorganização das matrículas e o planejamento dos professores. Durante o primeiro mês de aulas, as horas de estágio das disciplinas "Processoseducativos", "Saúde mental", "Psicologia do trabalho" e "Teorias etécnicas psicoterápicas" são de aulas teóricas, tendo em vista a preparação para a prática dos estágios. Assim, os alunos matriculados têm sentido dificuldades, pois têm perdido aulas, hora destas disciplinas de estágio, ora das outras cujos horários são conflitantes.
Enfim, conversando com os professores responsáveis pelos estágios, chegamos à seguinte definição. Os alunos matriculados nas disciplinasde estágio devem priorizar as aulas teóricas destas disciplinas, de estágio, tendo em vista que elas têm caráter fundamental para a prática posterior. Depois, os horários de estágios desses alunos podem ser redefinidos, e eles podem voltar para as disciplinas teóricas.
Peço, portanto, aos professores de disciplinas teóricas que têm alunos nessa situação que sejam compreensivos; que, nesse primeiro mês, dêem atividades extra-classe para esses alunos, e não considerem suas ausências. Depois desse mês, tudo volta ao normal, e essa situação não se repetirá no próximo semestre.
3 - Esse assunto é mais direcionado ao oitavo semestre. Na próxima semana, as professoras Ana Rodrigues, Angelita e Lygia vão procurar vocês para conversar sobre os estágios de ênfase. Procurem, vocês também, as docentes.
Abraços a todos,
Samir Pérez Mortada

Gênero e Políticas Públicas: a Psicologia dialogando com a sociedade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

(clique na imagem para ampliá-la)

O Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia do CRP-03 promoverá o evento preparatório para o VII CNP “Gênero e Políticas Públicas: a Psicologia dialogando com a sociedade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher”. O encontro será no dia 16 de março, às 18h30, na Sede do Conselho. Informações: (71) 3332-6168 / 3247-6716 / recepcao@crp03.org.br / gtrgp@crp03.org.br. Inscrições: inscricaoeventos@crp03.org.br.

A Psicologia e os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

(clique na imagem para ampliá-la)

A Psicologia e os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes” é o tema do evento que será realizado pelo Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente do CRP-03 no dia 13 de março às 9h, no auditório do Conselho. Este é mais um evento preparatório para o VII Congresso Nacional da Psicologia que acontecerá entre os dias 3 e 6 de junho deste ano, em Brasília. Inscreva-se e participe!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Mudança de local da Manifestação contra o Ato Médico

Prezados e Prezadas, gostaria de informar que a manifestação contra o Ato Médico irá acontecer na Praça da Piedade, dia 9 de março, concentração às 16h.


Conto com a presença de todos.

quarta-feira, 3 de março de 2010

As implicações sociais da(o) psicóloga(o) do trânsito na mobilidade humana.

(clique na imagem para ampliá-la)


O Conselho Regional de Psicologia da 3ª região Ba/Se, através da Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito realizará o evento preparatório para o VII Congresso Nacional da Psicologia “As implicações sociais da (o) psicóloga (o) do trânsito na mobilidade humana” no dia 6 de março, às 9h, na sede do Conselho (Rua Professor Aristides Novis, 27, Federação).

Inscreva-se e participe!

Informações: (71) 3332-6168 / 3247-6716 / recepcao@crp03.org.br / comht@crp03.org.br e inscrições: inscricaoeventos@crp03.org.br

Seleção de monitores

Está acontecendo o processo de seleção de monitores para o Curso de Psicologia. As inscrições devem ser realizadas no período de 26/02/2010 a 05/03/2010 na Coordenação do Curso de Psicologia e é necessária a entrega do histórico escolar. Vale ressaltar que essas vagas serão ocupadas por alunos do curso de Psicologia da Faculdade Social.



Para maiores informações procurar o coordenador do curso Samir Mortada ou no telefone 4009-2820.

Curso de Perícia Psicológica

Em abril a Fluência RH estará promovendo um curso de perícias psicológicas, ministrado pela psicóloga Maria Adelaide de Freitas Caires - autora do livro "Psicologia Jurídica: Implicações conceituais e aplicações práticas". Ela ilustrará o curso com a experiência dos quase mil casos em que periciou. Dentre eles destacam-se os do “Maníaco do Parque” (SP), do “Matador de Multidões: o atirador do Shopping Morumbi” (SP) e o do serial killer: “Francisco das Chagas” (MA).
O curso tem como objetivo proporcionar aos alunos visão multifatorial, ética e crítica, da prática e linguagem pericial frente à diversificada demanda do judiciário.


Para maiores informações entrar em contato com a Fluência através de Priscila ou Inês.

Tel.: (71) 3341-1804
E-mail:
comercial@fluenciarh.com.br
Site: http://www.fluenciarh.com.br/

I Psicocine


Data: 05 de Março de 2010

Horário: 15h20min

Local: Macapá III (prédio do curso de Psicologia da Faculdade Social)












Temos o prazer de informar que nesta sexta-feira acontecerá o primiero de muitos eventos que o Centro Acadêmico irá realizar.

Dia 05 de março às 15h20min iremos ter o I Psicocine na Sala 01 do Prédio de Psicologia da Faculdade Social com a medição da professora mestre Thaís Goldstein.

O filme a ser visto e discutido será Fale com ela, um filme espanhol de 2002, escrito e realizado por Pedro Almodóvar que debate questões complexas como coma e estupro. Duas mulheres, ambas com os olhos fechados, se debatem num cômodo repleto de cadeiras, violentamente derrubadas por um zeloso assistente. Na platéia, dois homens: um escritor e um enfermeiro. Benigno um enfermeiro que mora em frente a uma escola de ballet; apaixona-se por uma aluna, Alicia, esta vem a sofrer um acidente, entra em coma e acaba por ficar ao cuidado de Benigno. Cruzam-se ainda em destaque as vidas de Lydia e Marco. Fale com ela é um filme cheio de nuances, reviravoltas e histórias que se entrecruzam.


Esperamos contar com a presença de todos.

terça-feira, 2 de março de 2010

Não ao Ato Médico

Acontece dia 9 de março às 16h no Farol da Barra a manifestação nacional pela rejeição ao chamado PL do Ato Médico, que tramita no Senado Federal.
Se aprovado, o PL representará um retrocesso para a saúde, prejudicando a autonomia das outras 13 profissões da área e impedirá a organização de especialidades multiprofissionais em saúde.
Em 2004, diversas categorias da saúde pública no Brasil entregaram mais de um milhão de assinaturas ao presidente do Congresso, organizaram manifestações que reuniram mais de 50 mil pessoas em atos realizados contra o Ato Médico em diferentes cidades e capitais brasileiras.
Essas mobilizações foram importantes, pois profissionais e estudantes de 13 categorias da área da saúde conseguiram explicar à população e ao poder legislativo os enormes prejuízos que o projeto causaria à sociedade brasileira caso fosse aprovado. Foram responsáveis pelo engavetamento do PL até 2009.
Passados cinco anos, o texto aprovado pela Câmara dos Deputados em 21 de outubro de 2009, e que voltou ao Senado, mantém o mesmo vício de origem, que é colocar em rico o cuidado integral preconizado pela Constituição Federal, através do SUS, que é uma das grandes conquistas do povo brasileiro no processo de democratização do país.



Para maiores informações:

Não fique de fora!