terça-feira, 8 de junho de 2010

O Ressentimento em Nietzsche

A FFCH recebe, de 07 a 11 de junho, o Prof. Antonio Edmilson Paschoal, doutor em filosofia pela UNICAMP, professor do Departamento de Filosofia da PUC-PR e bolsista do CNPq, que ministrará o mini-curso "O Ressentimento em Nietzsche".
Como descreve o Prof. Edmilson Paschoal, o objetivo do curso é apresentar algumas nuances do termo “ressentimento” na filosofia de Nietzsche. Para isso, tomaremos inicialmente a noção básica de inibição (Hemmung) e formas como ela aparece na filosofia de Nietzsche, a saber, como “má consciência” e “ressentimento”. Em seguida, indicaremos alguns fatores que se encontram na origem do termo “ressentimento” e, por fim, apontaremos duas variações do termo que se tem quando ele é utilizado, por um lado, no campo da psicologia e, por outro, como um recurso para uma crítica social. Desta forma, dentre as nuances do termo, será colocada em relevo no curso a sua compreensão como não ação, por um lado, e a sua associação a uma vontade de poder operante, por outro. Conforme veremos, tal variação pode ser tomada como um exemplo da transformação que os conceitos sofrem no interior dos escritos de Nietzsche, à medida que são associados a diferentes finalidades.
O curso é uma promoção do PRONEX Filosofia e Ciências (FAPESB/CNPq), sendo realizado na sala de aula do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, em São Lázaro, de 07 a 11 de junho, das 10 às 12 horas.
A entrada é franca. E terão direito a certificado os participantes com frequência superior a 75%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário